Carregando...
63 3217-1503 comunicacao@sindepol-to.com.br
08 de Outubro de 2018

Projeto do Sindepol/TO contribui para manter eleições limpas e transparentes

De acordo com o TRE/TO, durante o primeiro turno das Eleições 2018, houveram 4 prisões em flagrante e 14 Termos Circunstanciados de Ocorrência

Campanha Elei??es Limpas

Campanha Eleições Limpas Voto Consciente 

 

Com o objetivo de combater a corrupção e os crimes nas eleições, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO) capacitou no início desse ano mais de 200 Delegados, Agentes e Escrivães da Polícia Civil do estado. O projeto Eleições Limpas contribuiu para que a Polícia Civil estivesse capacitada a atuar com rigor no primeiro turno das Eleições 2018.

 

Para o presidente do Sindepol/TO, Mozart Felix, os delegados responsáveis pela segurança das zonas eleitorais deram o cumprimento total das leis, sem distinção de partidos, coligações, candidatos e governantes. “Atuamos rigorosamente para desmontar os esquemas de corrupção que são criados nesses períodos, e também, para garantir a transparência das eleições no estado”, afirmou Mozart.

 

Os crimes eleitorais registrados no Tocantins foram: boca de urna, transporte irregular de eleitores, desobediência e desordem dos trabalhos eleitorais, e divulgação de propaganda de partido político. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), foram recebidas 111 denúncias de crimes eleitorais, que resultaram em 25 ocorrências registradas. Do total, foram 4 prisões em flagrante, 14 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e sete apreensões de materiais de campanha.

 

Na sede da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas, as equipes que realizaram a segurança das eleições receberam uma denúncia e, após abordagem na escola Municipal Rosemir Fernandes de Souza, no Aureny III, localizaram Fábio Júnior Teotônio, que foi apresentado na Sede da Polícia Federal e lavrado um TCO pelo crime de boca de urna.

 

Já no Setor Lago Sul, após denúncia feita ao TRE/TO, um veículo foi localizado e abordado. No interior do automóvel, foram encontrados material de campanha do candidato Ricardo Ayres e requisições de combustíveis. O condutor George Lauro Ribeiro de Brito foi levado à delegacia e o material foi apreendido.

 

Em Araguaína, sede da 1ª Zona Eleitoral, foram encontrados dois cheques nominais a pessoas diferentes, cada um no valor de R$ 400,00, que tinham como emitente o candidato à deputado estadual eleito, Issam Saado. O fato foi registrado na delegacia da Polícia Federal. Já Silvany Gomes Reis e José Ademir da Conceição foram conduzidos para a delegacia de plantão após serem encontrados com materiais de campanha, dinheiro em espécie, vários santinhos e um caderno onde eram anotados os nomes das pessoas favorecidas. Ambos prestaram esclarecimentos e foram liberados.

 

Em Miranorte, sede da 28ª Zona Eleitoral, o vereador Jaime Monteiro Carvalho foi filmado abordando pessoas, oferecendo santinhos e pedindo votos. As imagens veicularam nas redes sociais e o Juiz Eleitoral solicitou condução do vereador à delegacia. Foi realizado o TCO pelo crime de Boca de Urna.

 

As outras ocorrências foram registradas nos municípios de Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Lavandeira, Brejinho de Nazaré, Xambioá, Aliança do Tocantins, Sampaio, Itapiratins, Formoso do Araguaia, Combinado, Pedro Afonso, Araguatins, Santa Fé e Paraíso do Tocantins.

 

Eleições Limpas

 

Para combater crimes eleitorais com mais rigor, o Sindepol/TO elaborou medidas internas para que a atuação da Polícia Civil fosse feita com mais eficiência e eficácia, como a realização de seminários de capacitação dos agentes e elaboração de cartilha explicativa.

 

Os dois seminários de Combate ao Crime Eleitoral foram realizados nos dias 20 de março e 15 de maio, em razão das eleições suplementares tocantinenses e das eleições gerais.   

 

Confira o relatório do Comitê de Segurança Institucional, com os detalhes de todos os crimes eleitorais que ocorreram no Tocantins: https://bit.ly/2C2opja

 

Para retirar suas dúvidas sobre crimes eleitorais, veja a Cartilha crimes eleitorais do TRE-TO: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/cartilha-crimes-eleitorais-2018

 

Ascom Sindepol/TO

 

(63) 98501-8498

 

 

 

 

FILIE-SE ONLINE ou faça o download da Ficha de Filiação e encaminhe-nos
Parceiros

Receba nosso informativo em seu e-mail

SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO TOCANTINS
ENDEREÇO
1002 Sul, Cj. 01, Lt. 01, Av. Teotônio Segurado
Palmas/TO
CEP 77.023-484
CONTATO 63 3217-1503
© COPYRIGHT 2017