Carregando...
63 3217-1503 comunicacao@sindepol-to.com.br
20 de Fevereiro de 2020

O que fazem os Delegados? | 53ª DP (Araguacema) e 54ª DP (Caseara)

Titular: Dr. Antônio Onofre

Delegado titular, Dr. Ant�´nio Onofre (foto: arquivo pessoal)
Delegado titular, Dr. Antônio Onofre (foto: arquivo pessoal)

 

Próximo à divisa com o Pará estão localizadas duas Delegacias, separadas por 90 km de estrada de terra e comandadas pelo mesmo Delegado de Polícia Civil. A 53ª e a 54ª Delegacias de Polícia de Araguacema e Caseara, respectivamente, atendem as mais diversas situações e crimes. São mais comuns os casos de estupro - sobretudo envolvendo menores de 14 anos; casos de violência doméstica, conforme a Lei Maria da Penha; furto a residências e crimes ambientais, mas também os crimes contra a administração pública, as ameaças entre moradores, os homicídios qualificados e as tentativas de homicídio.

 

Além de receber todas essas modalidades de crimes, as Delegacias possuem grande extensão de área rural, o que significa longos deslocamentos para intimações, e são ainda vinculadas à 5ª Delegacia Regional de Paraíso (DRPC) - distante aproximadamente 200 km de cada município.

 

Diante dessas condições, o Delegado titular das Delegacias, Dr. Antônio Onofre, possui várias estratégias a fim de impactar positivamente sobre a qualidade da Segurança dos municípios. “Temos concentrado nossos esforços investigativos em crimes de maior potencial ofensivo às comunidades e em crimes com maior grau de reincidência e poder lesivo. Isso em busca de uma redução das ocorrências criminais, mas sem deixar de lado os outros casos que também precisam da nossa atenção”, afirma o Delegado que aponta homicídios, estupros, porte de armas de fogo, tráfico e furtos como crimes de grande potencial. 

 

Com essa estratégia e conforme dados da Delegacia, na 54ª DP de Caseara houve uma redução de 60% na ocorrência de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher no segundo semestre de 2019, em comparação ao primeiro semestre do mesmo ano. O Delegado, Dr. Antônio, explica ainda que as delegacias estão à disposição da comunidade local e igualmente à disposição para que a comunidade também contribua prestando informações, para que seja possível atingir o nível de excelência buscado pelas atividades.

 

Desafios

 

São desafios a falta de efetivo adequado, a distância entre as Delegacias, as vias de acesso aos municípios e os mencionados anteriormente.

 

O que é ser Delegado?

 

“O Delegado é o policial responsável por estabelecer um canal entre a Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário. No exercício dessa atividade percebo que o cargo de Delegado de Polícia possui uma capacidade imensa para modificar o ambiente criminal ao seu redor. Para reduzir a criminalidade o cargo exige um sacerdócio fora do comum. Não é raro vermos colegas que abdicam do pouco tempo livre com seus familiares para se dedicarem a esta missão, buscando ser um provocador de mudanças através de seus trabalhos. Por fim, costumo pensar no Delegado como o profissional que possui inúmeras responsabilidades - investigativas, administrativas, sociais, etc. - mas que tem pouco reconhecimento institucional e perante a comunidade.”

 

Antônio Onofre Oliveira

 

Delegado de Polícia Civil há 2 anos e comprometido com a segurança pública, sobretudo nas cidades cujas Delegacias é atualmente titular.

FILIE-SE ONLINE ou faça o download da Ficha de Filiação e encaminhe-nos
Parceiros

Receba nosso informativo em seu e-mail

SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO TOCANTINS
ENDEREÇO
1002 Sul, Cj. 01, Lt. 01, Av. Teotônio Segurado
Palmas/TO
CEP 77.023-484
CONTATO 63 3217-1503
© COPYRIGHT 2017