Carregando...
63 3217-1503 comunicacao@sindepol-to.com.br
07 de Maio de 2020

O que fazem os Delegados? | 50ª DP (Pedro Afonso)

Delegado-Chefe Bernardo Pinto

Delegado Chefe Bernardo Pinto (Foto: Dennis Tavares)
Delegado Chefe Bernardo Pinto (Foto: Dennis Tavares)

 

 

Diversas cidades do interior do Tocantins possuem somente um ou dois Delegados de Polícia, que em muitas situações são responsáveis ainda por mais de um município. Por isso, a comunicação entre os Delegados e a comunidade é tão importante. Assim, o Sindepol/TO entrou em contato com o Delegado-Chefe da 50ª Delegacia de Polícia de Pedro Afonso, Bernardo Pinto, que compartilha o anseio de que a população saiba que “o Delegado de Polícia é um profissional em que elas devem confiar”.


O Delegado ainda continua, dizendo que “aquela imagem de truculência que imperava no século passado já está superada. Trata-se de um profissional técnico, qualificado, preparado, com conhecimento jurídico, capacitado para resolver as demandas criminais que lhe são submetidas”. 


Em Pedro Afonso, os maiores desafios da Delegacia são a baixa quantidade de servidores efetivos, a baixa qualidade da internet, e o maior desafio: manter a equipe motivada. “A Polícia é uma engrenagem em que cada policial é uma peça que desenvolve uma função importante. Se uma das peças não funcionar a contendo, a máquina vai emperrar”, afirma Dr. Bernardo.


O que fazem os Delegados?


“Não obstante as dificuldades expostas, a atividade é gratificante. Quando uma vítima de crime patrimonial tem seus pertences recuperados, quando a mãe de uma vítima de homicídio vê o criminoso na cadeia, todas essas situações nos deixam felizes por sabermos que o trabalho foi bem feito. Acredito que os maiores críticos do meu trabalho são os munícipes da cidade em que atuo, e, se eles estão satisfeitos com a atuação da Polícia Civil, é sinal de que as coisas estão no caminho certo", afirma.


Bernardo Rocha Pinto


Desde sua posse em 2017, o Delegado de Polícia Civil do Tocantins se encontra lotado na DP de Pedro Afonso. Graduado pela Universidade Federal do Tocantins e pós-graduado em Direito Processual e Investigação Policial, Dr. Bernardo já foi também advogado, servidor do sistema Judiciário e do Ministério Público, além de ter servido por sete anos como Agente de Polícia Civil do Distrito Federal, antes de retornar ao Tocantins como Delegado.

FILIE-SE ONLINE ou faça o download da Ficha de Filiação e encaminhe-nos
Parceiros

Receba nosso informativo em seu e-mail

SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO TOCANTINS
ENDEREÇO
1002 Sul, Cj. 01, Lt. 01, Av. Teotônio Segurado
Palmas/TO
CEP 77.023-484
CONTATO 63 3217-1503
© COPYRIGHT 2017