O que fazem os Delegados? | 63ª DP (Paraíso)

Titular: Dr. José Lucas Melo
05/03/2020 05/03/2020 15:34 1226 visualizações

Na cidade de Paraíso do Tocantins pode-se encontrar uma Delegacia que apresenta excelentes taxa de investigações concluídas e servidores muito comprometidos. É assim que se entende o depoimento do Delegado titular, Dr. José Lucas Melo, que nos transmite sobre o trabalho desenvolvido diariamente no município. 


A 63ª Delegacia de Polícia de Paraíso do Tocantins atende cerca de metade da população local, que conta com 44 mil habitantes segundo o IBGE (2010), o que significa uma enorme demanda. “O efetivo, embora limitado, conta com servidores comprometidos e que representam o grau de excelência necessário no serviço público. É o empenho da equipe e o trabalho integrado que fazem os excelentes resultados ocorrerem”, afirma o Delegado que compartilha que a taxa anual de conclusão de investigações aumentou em 100% de 2018 para 2019, chegando a 170 investigações concluídas e 92% dos crimes de roubo elucidados, o melhor resultado da história da Delegacia, que atua há mais de 20 anos. 


A maior demanda da Delegacia são os próprios crimes patrimoniais, como roubo, furto e receptação, além de conflitos da população, como crimes de trânsito e infrações de menor potencial ofensivo. “Além de realizar os procedimentos criminais, a Delegacia também instrui o cidadão que, tendo algum tipo de conflito, nos procura. Orientado sobre a natureza de seu problema, ele sai ciente das medidas que deve tomar para resolvê-lo”, explica o titular.


Desafios


A Delegacia conta com diversas dificuldades, mas “o cenário atual nos faz crer em dias melhores quanto ao investimento nas polícias judiciárias, principalmente no tocante à efetivo, estrutura e independência”, afirma o Dr. José Lucas, confiante pelos resultados apresentados pela Delegacia.


O que é ser Delegado?


“A profissão de Delegado, por ser de natureza híbrida (jurídica e policial), possui peculiaridades que a fazem única. O conhecimento jurídico é fundamental para adoção dos devidos procedimentos legais, assim como a obtenção dos meios de prova adequados para a resolução dos crimes. Na atividade policial, enquanto chefe da delegacia, é o responsável por garantir o emprego da lei no desempenho das atividades”, resume.


José Lucas Melo


Com três pós-graduações, o ex-advogado criminalista e professor se tornou Delegado de Polícia Civil no Estado do Tocantins em 2017 e desde então já foi responsável pela Delegacia de Furtos e Roubos e pela 42ª DP, ambas de Colinas do Tocantins, além da 61ª DP, da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente e da Delegacia Regional, as três de Paraíso do Tocantins.