Nota de Esclarecimento: Operação Covid-38

12/08/2022 12/08/2022 11:57 942 visualizações

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (SINDEPOL/TO) vem a público esclarecer que está acompanhando todos os atos relacionados a denominada Operação Covid-38, a qual, na quarta-feira, 10, deu cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos contra os Delegados de Polícia Ê.W. de O.F. e A.S.M.J.

Importante destacar que no início da tarde de ontem (11/08/22), em audiência de custódia, os Ínclitos Magistrados do Colegiado que presidiram a sessão, entenderam pela legalidade das prisões e necessidade de sua manutenção, indeferindo pedidos de liberdade postulados pelas defesas dos custodiados.

Não obstante, considerando a excepcionalidade do ergastulamento preventivo, cuja aplicação, em tese, deveria ocorrer tão somente quando inexistente outra medida cautelar eficiente, o SINDEPOL-TO permanecerá atento a situação processual dos Delegados acima citados, os quais, ao que tudo indica, após a deflagração da denominada Operação Caninana, não praticaram quaisquer atos ilícitos ou tendentes a perturbar a instrução criminal, estando afastados de suas funções e com residências fixas nesta Capital.

Assim, o SINDEPOL-TO reafirma a plena confiança nas Instituições que atuam em prol da justiça, acreditando que a higidez processual e o respeito aos direitos e garantias dos acusados são fundamentais na tomada de decisões que conduzirão a um julgamento justo no presente caso.

Palmas-TO, 12 de agosto de 2022.

 

Bruno Azevedo

Presidente do SINDEPOL-TO